Presidente da DefendaPM participa de evento na PUC-GO

assof-goFEDERAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS (FENEME) E DIRETORIA ELEITA DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DE GOIÁS (ASSOF-GO) MINISTRARAM PALESTRA AOS ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DA PUC-GO.

Na data de 24 de novembro deste ano, ocorreu na Universidade Católica de Goiás, palestra do Coronel RR PMESP Elias Miler (advogado e Diretor da FENEME) voltada aos alunos do sexto semestre do curso de Direito.

O Tema da palestra foi: ciclo completo de polícia. Na oportunidade o Coronel fez uma exposição do cenário nacional sob os aspectos fáticos e jurídicos, deixando constatada a necessidade de mudança do modelo de segurança pública, para que toda instituição policial que atenda ao cidadão, o faça por completo, tanto na prevenção quanto na investigação, sem a necessidade de encaminhamento para outra polícia, evitando assim retrabalhos, deslocamentos desnecessários e grande ausência policial nas ruas, comprovando que esse atual modelo, que fraciona a atividade policial em duas, ao invés de gerar maior especificidade da função, na verdade atua em sentido contrário, em muito corroborando para a impunidade e insegurança.

Também foram expostos os modelos policiais existentes no mundo, tanto na Europa, América do Norte e América do Sul, ressaltando que o Brasil é o único a fracionar a atividade policial, impedindo a polícia civil de atuar na prevenção, e a polícia militar de atuar na investigação comum.

Muitas inverdades foram desmentidas, mostrando que na verdade, o ciclo completo libera e otimiza o efetivo policial, que no mundo é exercido por diversas polícias de investidura militar, que os Países democráticos possuem duas ou mais polícias de ciclo completo, de modo a não deixar o cidadão refém de uma única polícia, dentre outros aspectos esclarecidos.

Também presentes no evento, o Tenente-Coronel Alessandri (Presidente eleito da ASSOF-GO) e 1º Tenente William Miler (Diretor de articulação política eleito da ASSOF-GO) puderam passar um pouco da realidade local e desafios enfrentados para que as mudanças necessárias sejam efetivadas, ressaltando ainda a importância desse debate no ambiente acadêmico.

palestra-para-alunos-puc-go

(PALESTRANTES RECEBENDO CERTIFICADO POR MEMBROS DO DIRETÓRIO ACADEMICO)

Deixe um comentário